Blog da ACJ

Crescimento empresarial: Sua empresa deve crescer? Quando tomar essa decisão?

nov 24, 2022

Administrar uma empresa é um desafio constante e, mesmo nos momentos iniciais, todo empreendedor sonha em ver o seu negócio decolando e se destacando no mercado.

Mas, para isso, é preciso ficar atento a uma série de ações, planejar o crescimento empresarial e dedicar muito trabalho e esforço durante essa empreitada.

Alguns sinais vão indicar que o seu empreendimento vem ganhando forças e está pronto para alcançar outro nível no mercado.

Estar atento aos detalhes e conhecimento sobre a sua empresa são necessários para reconhecer esse cenário.

A organização deve estar preparada para o crescimento, considerando, o negócio e os diversos aspectos que o impactam. Assim como, a infraestrutura, local de instalação, processos, logística, equipes e tecnologias.

Estas variáveis devem ser consideradas nesta tomada de decisão.

Se a decisão não for tomada de forma correta, as ações de expansão podem fazer com que a sua empresa perca competitividade. Além disso, decisões equivocadas podem reduzir a participação na fatia de mercado onde a empresa atua.

Por isso, a decisão pelo crescimento da empresa deve ser tomada com cautela.

Quando dar o próximo passo?

A expansão de uma empresa deve ser realizada através de um planejamento estratégico eficiente para que a ideia de crescimento seja executada com sucesso.

Inúmeros detalhes devem ser considerados como um alto nível de investimento, recursos e de tempo.

Desta forma, as prioridades devem ser estabelecidas neste planejamento estratégico, com um período de avaliação de estratégias que pode ser mensal, trimestral, semestral e anualmente.

Estabelecer quando a empresa deve crescer envolve ações de longo prazo.

Por isso, é importante estabelecer uma análise estratégica, onde o empreendedor compreenda todos os custos, as demandas de pessoal e infraestrutura, além dos riscos que envolvem o projeto de expansão. 

É preciso delegar funções

É comum que muitos empresários assumam as funções administrativas e técnicas do negócio.

Porém, se eles já não conseguem mais fazer esse processo todo sozinho e precisa distribuir tarefas, é sinal de que a empresa está pronta e já precisa crescer.

Nessa situação, o desafio está no empresário deixar de ter o controle total da empresa e adotar um sistema de gestão profissional e bem estruturado.

É preciso que o gestor passe a tomar mais decisões estratégicas do que operacionais e, com isso, consiga solucionar os problemas rapidamente e promover o crescimento do negócio.

Cálculos dos custos

Um projeto de crescimento da empresa envolve riscos. Por isso, o empreendedor precisa compreender quais são os riscos envolvidos.

Quando se toma a decisão de fazer a empresa crescer, significa que o empreendedor e seu negócio estão saindo da zona de conforto. Isso tudo envolve novos processos com os quais o empreendedor talvez não tenha conhecimento se adentrar em novos mercados.

Faça um raio x da situação financeira da empresa, identifique os riscos relacionados à expansão, potenciais problemas logísticos, legais e contratuais.

Coloque por escrito todos os processos novos de crescimento da empresa e não se esqueça de estudar seu posicionamento no mercado, concorrência e público-alvo.

Além disso, veja se existem recursos o suficiente para execução das melhorias.

Linha Contábil

Análise a situação financeira da empresa, faça um diagnóstico das suas contas. Por meio desta avaliação, o empreendedor conseguirá verificar se sua empresa está apresentando custos elevados.

Na linha contábil, também é possível saber se há dívidas pendentes, como financiamentos e empréstimos, que podem diminuir o valor a ser investido.

Investimento em pessoas

Durante o processo de expansão, pode surgir a necessidade de aumentar a equipe e investir nos colaboradores que já se encontram na empresa.

O primeiro passo deve ser olhar para dentro do negócio e analisar os funcionários que já estão em sua equipe. O empreendedor deve avaliar se os funcionários estão realizando suas funções de forma adequada e eficiente.

Se este fator não for analisado de forma correta, a contratação de novos funcionários pode originar novos problemas, pois os processos realizados na empresa não estão bem definidos e firmados.

Nesta etapa, o empreendedor poderá perceber que há setores em que a quantidade de funcionários é maior que o necessário. Por isso, é importante mapear os fluxos de trabalho e entender a função de cada um.

Defina prioridades

Após as análises e avaliações, se torna possível identificar quais são os principais pontos de mudança, colocando o que realmente interessa como prioridade.

Dessa forma, verificar quais setores precisam de melhoria, assim como quais são os processos que devem ser otimizados, se existe ou não a necessidade de realizar novas contratações são algumas das prioridades que podem ser encontradas.

Invista em Marketing e Publicidade

Conforme os recursos aumentam e os investimentos são realizados, chega o momento de ampliar a base de clientes e até mesmo conquistar novos públicos.

Deste modo, é preciso investir em visibilidade e fazer sua marca presente onde o cliente está e no momento em que ele mais precisa.

Invista em marketing digital, ações promocionais e no relacionamento do cliente, fortalecendo a reputação e a imagem da sua empresa no mercado.

Para crescer com segurança e garantir bons resultados, é necessária uma abordagem contábil certeira especializada.
A ACJ Assessoria Empresarial oferece serviços de consultoria e assessoria financeira, contábil e trabalhista.

Se você está pensando em crescer seu negócio, entre em contato e saiba como podemos lhe ajudar. Aqui você pode crescer contando com o suporte de profissionais especializados em contabilidade.