Blog da ACJ

Pequenas empresas e a Gestão Financeira

ago 30, 2022

Para além de concretizar o sonho de abrir uma pequena empresa, há um desafio: sobreviver no mercado.

E um empreendedor que não entende de gestão financeira pode enfrentar grandes dificuldades para conquistar a tão sonhada estabilidade.

Como fazer a gestão financeira de uma pequena empresa?

Quando falamos sobre administração e planejamento contábil, muitas pessoas associam esse conceito a grandes corporações.

E, de fato, é imprescindível que companhias de maior porte tenham um controle mais elaborado sobre os seus recursos.

No entanto, a gestão financeira para pequenas empresas também é fundamental.

Isso porque esse planejamento inicial é um dos principais fatores que potencializam as chances de crescimento da empresa no mercado.

As primeiras informações que você precisa manter para ter o mínimo de gestão financeira são um fluxo de caixa e um balanço mensal de faturamento.

Com esses dois levantamentos, o dono de uma pequena empresa consegue manter certa consciência sobre a saúde financeira – e dar passos mais certos para a gestão.

Fluxo de Caixa

Fazer um controle do fluxo de caixa é essencial para que a empresa não fique no vermelho e tenha que recorrer a empréstimos.

Com um monitoramento regular, você acompanha as entradas e saídas, pode fazer projeções de curto a longo prazo e ainda um bom planejamento financeiro para manter as contas em dia e determinar investimentos futuros.

A recomendação dos especialistas é anotar todos os gastos e utilizar um bom software de gestão para otimizar os resultados.

Balanço Mensal

Já o balanço mensal de faturamento é um documento que faz parte da contabilidade da empresa, mas que ajuda muito o empresário nas análises sobre onde foram investidos os recursos e de que forma retornaram, ou não, para a empresa.

É essencial que o empresário efetivamente aplique este conhecimento que adquire ao analisar os dados financeiros, olhando para o negócio de forma a identificar potenciais economias, por exemplo, ou ainda mantendo uma reserva financeira para momentos de necessidade.

É também a partir deste tipo de procedimento que a consciência do empresário sobre como tratar a gestão do CNPJ cresce – e muitas vezes é este passo que faltava para a empresa também crescer.

De qualquer forma, é preciso que o empresário saiba que somente ele pode guiar o negócio de acordo com sua visão.

Vindos dos processos de apuração de impostos, os dados contábeis trazem um retrato fiel das finanças do negócio – e por isso mesmo é tão importante ter um bom escritório atuando neste setor.

Recebidas as informações, o gestor deve planejar maneiras de utilizar os recursos disponíveis para manter e fazer o negócio crescer.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato com a ACJ e veja como podemos ajudar sua empresa a crescer!