O mercado mudou muito nos últimos anos, e ainda vai mudar mais com a retomada da economia e o controle da pandemia do coronavírus.
E quem estiver atento às mudanças terá mais chances de prosperar, já que a recuperação econômica surge no horizonte.
As tendências de negócios para 2022 apontam para uma grande expectativa. Mesmo com todas as dificuldades, o empreendedorismo brasileiro deve manter as perspectivas positivas apresentadas desde 2020 (ano em que se atingiu o recorde de mais de 3,3 milhões de empresas abertas), já que, de acordo com dados do Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, o segundo quadrimestre de 2021 teve o melhor resultado quadrimestral, com1.420.782 novos negócios abertos.
Além disso, o volume de novas empresas aumentou 26,5% se comparado ao registro do último boletim do ano anterior.
E oque está em alta em 2022? Embora seja um cenário de incertezas, algumas atividades demonstram um forte potencial:
- E-commerce
A pandemia mudou muito a maneira que os produtos e serviços são consumidos e, como isolamento social, os e-commerces ganharam força.
Mesmo com a volta das atividades, a expectativa é que este mercado não sofra retrocessos. No primeiro trimestre de 2021, a área bateu recorde de vendas: foram R$ 53,4 bilhões movimentados. Um crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados publicados no E-commerce Brasil.
2. Dropshipping
Uma das opções mais populares para empreender na internet em 2022. Neste segmento, não é necessário lidar com custos de produção, estoque e com grande parte da logística, já que o empreendedor atua como intermediário ou revendedor, e o trabalho consiste em vender algo do vendedor para os clientes.
Uma publicação do Sebrae aponta que a área deve faturar sozinha R$ 557 milhões até2025.
3. Negócios EAD
A Educação à Distância é uma forte tendência de negócios para quem tem familiaridade com a área de educação.
Segundo o Mapa do Ensino Superior do Semesp, as inscrições EAD aumentaram 9,8% no primeiro semestre de 2021, enquanto as matrículas em cursos presenciais caíram8,9%.
4. Infoprodutos
Infoprodutos são produtos digitais, que vão desde e-books, audiobooks e apostilas até videoaulas, podcasts e aplicativos.
A maioria deles tem como foco alguma área do conhecimento, e qualquer pessoa que possua alguma habilidade pode explorar este nicho.
Essa área possui a grande vantagem de ter a capacidade ilimitada de vendas e a extinção de complicações logísticas, já que tudo ocorre diretamente pela internet.
5. Marketing de afiliados
No marketing de afiliados, as vendas e as publicidades online se misturam em uma categoria própria de negócios.
Neste segmento, o empreendedor divulga os produtos de um terceiro em diferentes plataformas digitais e, a cada venda do afiliado, uma comissão é direcionada a ele.
Conforme o estudo Awin Report 2021, o marketing de afiliados ganhou destaque em 2020 e passou a fazer parte do plano de grandes marcas. Dos US$ 3,8 bilhões investidos em anúncios em plataformas digitais em 2020, no Brasil, por exemplo, US$ 152 milhões foram destinados, diretamente, àquelas de afiliados.
O mercado é favorável ao empreendedorismo
Mas não é uma tarefa simples! Estudar profundamente o mercado e fazer um bom planejamento são fundamentais para que a sua atividade tenha o sucesso esperado. Além disso, é importante entender que uma má gestão pode comprometer até mesmo os nichos considerados promissores.
Esteja sempre atento às promessas do mercado e conte com os serviços da ACJ para registrar a sua empresa ou auxiliar você na gestão dos negócios.
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