A cultura organizacional é o caminho para fortalecer processos e fazer com que as pessoas permaneçam dentro das organizações.
Esse modelo de gestão ainda possibilita que a empresa aumente a sua capacidade estratégica e melhore a sua tomada de decisão.
Para garantir uma boa qualidade de vida do profissional em uma empresa e fazer uma boa gestão das pessoas na organização, a gestão por competências pode ser um ótimo ideia para as decisões estratégicas da empresa.
Primeiro, vamos descobrir o que são competências:
Competência é um conjunto de três fatores: Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA). Essas habilidades se dividem em Competências Técnicas e Competências Comportamentais.
– Competências Técnicas: são conhecimentos e habilidades necessárias para desempenhar uma tarefa. Podemos entendê-las como o “saber” e o “saber fazer”.
– Competências Comportamentais: estão relacionadas a atitude do colaborador que podem ser decisivos para o desempenho das atividades. Sendo atitudes individuais ou coletivas, como: liderança, iniciativa, boa comunicação e oratória.
O conjunto CHA é o que pode determinar quais são as Competências Organizacionais necessárias para se desempenhar as funções, e elas se dividem em:
– Competências Básicas: o que é necessário para que a empresa se mantenha em operação.
– Competências Essenciais: o que é necessário para que a empresa se destaque no mercado e cumpra os seus objetivos empresariais.
O que é a gestão por competências:
A gestão por competência é ampla e profunda, identifica no que o profissional se destaca e como isso pode afetar determinada tarefa ou os resultados coletivos da empresa.
Ela tem impacto na performance individual e coletiva, e trabalha para diminuir a diferença entre o que a empresa espera e o que o colaborador oferece.
Qual a importância da gestão por competência:
A importância é de equilibrar as necessidades e capacidades de entrega dos profissionais. Além de ser um excelente recurso para fomentar a cultura do feedback na empresa, esse modelo permite melhorar a qualidade da gestão de pessoas e talentos das empresas.
Uma organização que faz uma gestão de competências, otimiza o processo de contratação e trabalha continuamente para acompanhar o desenvolvimento do profissional, melhorando seus indicadores de desempenho, e fortalecendo o vínculo do colaborador com a empresa. A empresa acaba reconhecendo os talentos e habilidades de seus colaboradores, que consecutivamente se sentem inseridos na organização.
A Gestão por Competência é a responsável por criar as melhores condições para que os profissionais consigam produzir e entregar os resultados com qualidade e suprindo a demanda e expectativa da empresa.
Como aderir à gestão por competência na sua empresa:
É importante que a empresa possa alinhar o que considera indispensável para aumentar a vantagem competitiva, e o que fazer para que os colaboradores produzam mais e melhor.
Quais são as etapas da gestão por competência:
– Determinar um objetivo claro, a empresa pode decidir separar as expectativas do CHA por setores, departamentos ou tarefas.
– Mapear as competências básicas e essenciais para o negócio ou listar todas as atividades que um determinado cargo pode realizar. É importante que esse mapa inicial consiga descrever tais habilidades.
– Realizar as ações necessárias para diminuir o gap através de treinamento, orientação, desenvolvimento, qualificação dos profissionais, ou o recrutamento dos talentos que estão em falta na organização.
– Monitorar o desempenho e o nível das competências dos profissionais a partir de indicadores de desempenho e desenvolvimento.
Para saber se os resultados foram positivos ou negativos, a empresa precisa desenvolver ou contratar um sistema de HR Tech para calcular a efetividade das ações realizadas no campo das competências.
O monitoramento das ações é um indicativo para a melhor tomada de decisões, especialmente para os investimentos necessários que o RH precisa fazer para realizar uma boa Gestão de Competência.
Conclusão:
A Gestão de Competência é um modelo para gerenciar os talentos dentro da empresa, resultando em melhorias no desempenho individual e coletivo.
O setor de RH em conjunto com os gestores de departamento deve verificar constantemente os indicadores de desempenho individual para facilitar que a empresa identifique os conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional, bem como o seu comportamento.
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