O papel do contador na maioria das empresas é o de se responsabilizar pelos departamentos fiscal, pessoal e contábil, ou seja, pelas rotinas contábeis.
O contador é fundamental na gestão de qualquer empresa, independente de qual for o seu regime tributário e sua natureza jurídica, a única exceção seria o MEI.
Veja a seguir o que o seu contador pode fazer por você e pela sua empresa.
ABERTURA DE EMPRESAS
Na abertura de empresas o contador é responsável pelas rotinas contábeis, a escolha do CNAE, definição do regime tributário, elaboração do contrato social, registro na junta comercial do estado, emissão de alvará de funcionamento e principais burocracias, sendo assim, fundamental para a boa gestão do seu negócio.
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E TRIBUTÁRIA
O contador faz os lançamentos fiscais e contábeis do que acontece na sua empresa, como o registro de compras e vendas realizadas.
ENTREGA E CONTROLE DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS E MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS
Aqui o contador elabora e envia as obrigações acessórias das empresas. Entre as mais comuns, temos:
– DEFIS – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais;
– DIRF – Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte;
– eSocial – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.
EMISSÃO DE CERTIDÕES NEGATIVAS DE DÉBITOS
A emissão da certidão negativa de débitos realizada pelo contador nos âmbitos municipais, estaduais e federal, incluindo informações trabalhistas e previdenciárias, processo que acompanha a situação da empresa em cada órgão.
ASSESSORIA TRABALHISTA
Rotina do contador de extrema importância, oferece ao empresário suporte jurídico nas relações de trabalho, para que seja atendida a legislação trabalhista em sua integridade.
APURAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO
Nessa atividade, o contador faz a apuração da folha de pagamento dos colaboradores, com relação aos cálculos de salários, férias, décimo terceiro, horas extras, licença-maternidade, bônus, benefícios, etc.
PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA
O contador deve orientar o empresário sobre o melhor regime de tributação para a atividade da empresa, realizando as melhores práticas fiscais para a empresa permanecer conforme a legislação vigente, evitando assim ônus e multas tributárias.
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
O auxílio do contador é fundamental nesta parte porque registra e acompanha as informações financeiras para, assim, produzir as demonstrações contábeis de movimentações de capital e de saúde financeira da empresa.
ENCERRAMENTO DE EMPRESA
Para o encerramento de uma empresa, será necessário o auxílio de um contador, já que ele é o responsável pelos processos de demonstrativos e balanços finais.
ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS GERENCIAIS
O contador aqui é responsável por disponibilizar os relatórios contábeis, como balanço patrimonial, fluxo de caixa, demonstração do resultado do exercício e plano de contas.
Conte com a ACJ
Como você pôde ver, é necessária a ajuda de um contador na maioria das atividades de uma empresa, desde a abertura até o fechamento da mesma.
Os contadores da ACJ podem te auxiliar com todos esses temas e burocracias.
Se você está precisando de auxílio sobre esse tema, entre em contato e saiba o que podemos fazer por você!